Coopercentro

Quem somos e nossa história

A Coopercentro é uma cooperativa rural com foco no desenvolvimento da atividade agropecuária na região centro nordeste de Minas Gerais.

Desde 1997, vem investindo continuamente em conhecimento técnico e ações práticas de gestão e manejo dentro da pecuária leiteira para trazer o que há de melhor para o cooperado, como:

– Realização de workshops e seminários;
– Compra de insumos em larga escala;
– Estocagem e distribuição;
– Melhoramento genético e recria de bezerros de alto desempenho;
– Assistência técnica veterinária e agronômica;
– Realização de leilões;
– Informativo e prestação de contas mensais;
– Dentre outras.

Além de logística própria, contando com 04 (quatro) carretas para fazer a coleta dos insumos nos grandes centros e a distribuição para cada cooperado, a Coopercentro conta ainda com a Fazenda Madeira, propriedade com 94,4 hectares no município de Guanhães onde são realizados inúmeros experimentos de melhoramento genético, recria de bezerros selecionados e produção leiteira como fonte de receita e ações práticas de manejo.

Coopercentro: Sua Cooperativa rural

Juntos, formamos uma grande rede de cooperação e trabalho para elevar o padrão da atividade agrícola em nossa região e melhorar a qualidade de vida do homem do campo.

Missão

Organizar o setor pecuário da região e investir em seus produtores, estabelecendo relação direta entre produção e consumo.

Visão

Promover o crescimento agrícola da região por meio da união de força dos produtores, tendo em vista o crescimento produtivo e benéficos a todos os cooperados.

Valores

Excelência no atendimento e foco na organização, se destacando em comprometimento, confiança, busca contínua por melhorias, competência no trabalho e responsabilidade.

Um pouco de história e criação

As obras de construção da unidade industrial da CCPR/Itambé Guanhães foram iniciadas em 1974. Em 1977, a fábrica começou a funcionar com produção de leite em pó integral e desnatado. Quando iniciou as atividades, os produtores tinham que levar o leite até a plataforma para descarregar, uma vez que a CCPR não disponibilizava transporte.

A criação da CooperCentro está intimamente ligada ao início de funcionamento da fábrica da Itambé em Guanhães, uma vez que para fornecer o leite, o produtor teria que ser filiado à Cooperativa.

Um fato marcante para a CCPR/Itambé em Guanhães, ocorreu em 1978, quando o então prefeito Antônio Carlos Morais Miranda, que também é um dos fundadores da CooperCentro, recebeu em nossa cidade várias autoridades com o objetivo de assinar o convênio para asfaltamento da BR-120, de Guanhães à Itabira.

O almoço foi oferecido nas dependências da unidade da CCPR/Itambé e contou com a presença de inúmeros convidados, entre eles, cerca de 40 prefeitos da região, o vice-presidente da República Antônio Aureliano Chaves; o governador de Minas Gerais, Francelino Pereira; deputados estaduais, federais e secretários do Governo de Minas naquela época. Segundo conta Antônio Miranda “Guanhães nunca viu tantas autoridades reunidas de uma vez só na cidade. Só aviões, foram 14 que desceram no nosso aeroporto”, lembra.

Dessa época para cá, muita coisa mudou, inclusive no que diz respeito ao transporte do leite e à própria fábrica que passou por grandes transformações de acordo com as necessidades no decorrer destes 40 anos.

A criação da COOPERCENTRO – Cooperativa Regional dos Produtores Rurais do Centro Nordeste Ltda. ocorre quase que simultaneamente com a inauguração da fábrica da Itambé em Guanhães, decorrente das exigências legais para que os produtores pudessem entregar o leite.

Assim, um grupo de pioneiros, de Guanhães e cidades da região se reuniram no dia 3 de julho de 1977 para que a cooperativa fosse fundada. De acordo com a ata de constituição, o objetivo da instituição era congregar produtores de leite, estabelecer uma relação direta entre a produção e o consumo. Também, naquela reunião, a assembleia deu autorização para que a Cooperativa se filiasse à CCPR – Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais Ltda..

Desde então, 40 anos se passaram e a CooperCentro é hoje, uma das principais cooperativas do sistema CCPR/Itambé.

História e criação da Coopercentro